Balanço da primeira parte da Copa Futebol Mogiano

Balanço da primeira parte da Copa Futebol Mogiano

269 gols em 59 jogos realizados na primeira metade da Copa Futebol Mogiano

A primeira edição da Copa Futebol Mogiano chega na sua metade de rodadas e após o balanço inicial do campeonato aponta seus destaques em aspectos que englobam até o extra-campo, como a forma de organização das equipes e outros tópicos. Nas 5  rodadas iniciais envolvendo garotos de 6 à 17 anos, 585 atletas foram inscritos para participar, e cada um deles foram devidamente cadastrados em sistema para gerar a súmula completa a cada jogo.


Em 59 partidas realizadas, 269 gols foram marcados tendo uma média de 4,56 gols por partida. Dividem a artilharia geral os atletas Gustavo da ADC Valtra(sub-13) e Diego Oliveira do Tigres (sub-15) com 6 gols cada. A entidade que mais jogou até o momento foi o Tigres, com 18 partidas, seguido por Atlético Bandeirante com 15 jogos e por ADC Valtra com 11 jogos.

Mesmo sendo um campeonato em que 99% dos atletas são do sexo masculino, as garotas participam de igual dentro de suas categoria e conseguem destaque como a Giovana dos Santos do sub 11 do Porto/Ousadia, artilheira na categoria com 4 gols e também da Andressa que joga pelo sub-15 do Toyama e tem até o momento 3 gols.

A Copa envolve agremiações tradicionais da cidade e equipes formadas apenas para participar do torneio e dentro do aspecto organizacional das entidades muitas surpresas ocorrem. Temos o exemplo do Brazucas, que decidiu participar durante a primeira rodada e mesmo sendo um time organizado pelos garotos, entregou a ficha devidamente preenchida com todas informações dos atletas e respeitou a inscrição desde o inicio, sempre informando quando novos atletas deveriam ser acrescentados ao elenco. Esta atitude também sempre foi seguida pelo técnico e responsável pelos times sub-13 e sub-11 do União, o técnico Didi, que sempre consultou a organização antes de colocar um novo atleta para jogar. Outro modelo a seguir foi feito pelo técnico Claudinei da ADC Valtra que entregou um fichão para cada categoria que continha além dos dados necessários para a inscrição a foto dos atletas.

Dentro dos participantes, várias entidades participam pela primeira vez de um campeonato na categoria, como o Atlético Bandeirante, Originais, Real Vila, Tigres Mogiano e Brazucas. Várias agremiações venceram os desafios iniciais como questão de uniformes, caneleiras, documentação de atletas e mostraram uma evolução dentro da competição dentro do aspecto organizacional. Equipes que tiveram problemas com utilização de jogador acima do limite permitido e aceitaram a punição dentro do regulamento da Copa e procuraram acertar suas condições para jogar dentro do regulamento, como foi no caso do sub-15 do Santa Rita, que utilizou 16 atletas e perdeu os pontos no empate contra o AVE Brás Cubas e ao ser comunicado da irregularidade prontamente correu atrás das providências e deixou tudo 100% para as demais partidas em que realizou.

O objetivo da Copa Futebol Mogiano é dar a oportunidade de atletas poderem praticar um esporte tão popular em nosso país de forma saudável, onde o mais importante, mais até do que os troféus e medalhas que os campeões vão receber, é saber reconhecer a forma com que cada entidade reage durante a competição, pois estamos tratando de garotos em formação e cada atitude que eles vêem durante esta fase será levada para sempre durante toda a vida. Acreditamos que a cultura de participar e jogar da forma correta, vale mais do que a quantidade de troféus que temos na estante juntando poeira.

Por: Emerson Oliveira (FutebolMogiano.Com.br)
Em 21/10/2013

Quem apoia o Futebol Mogiano

Mais Notícias