Brasil campeão da Copa das Confederações de Futebol de Amputados

Brasil campeão da Copa das Confederações de Futebol de Amputados

A seleção brasileira de Futebol de Amputados sagrou-se campeã da Copa das Confederações disputada na Colômbia

A seleção brasileira de Futebol de Amputados sagrou-se campeã da 1ª Copa das Confederações, organizada pela CAFA, Confederação Americana de Futebol de Amputados, entre os dias 25 e 28 de agosto na Colômbia. Foram convidadas para participar 4 seleções, Brasil, Argentina, Colômbia e El Salvador, que não conseguiu ir para o evento. A Copa também serviu como divulgação da modalidade em território colombiano, os jogos foram realizados nas cidades de Samarca, Tunja, Sogamoso e Comita.O campeonato também serviu como campanha de paz na Colômbia,  no elenco da seleção local alguns atletas perderam seus membros participando de guerras pelo seu país, o evento também contou com a presença de pessoas que serviram e contaram seus testemunhos antes dos jogos da copa.

Com 3 equipes, a Copa foi disputada em sistema de pontos corridos com jogos de ida e volta com o confronto direto sendo o principal critério de desempate. Na estréia o Brasil venceu a Argentina por 2 a 1 em um jogo muito difícil em que o gol brasileiro saiu no último minuto. O segundo jogo foi com vitória sobre a Colômbia por 3 a 0, onde a maiores dificuldades encontrada foram o estado campo, que não e tava muito propício para o jogo, e altitude, com alguns atletas tendo dificuldade para respirar. Nos jogos de volta, no estádio de Sogamoso, bem melhor que no jogo anterior, o Brasil venceu por 8 a 0. 

Para a seleção brasileira o mais importante foi a participação da Copa das Confederações, já que os atletas não contaram com o apoio do Comitê Paraolimpico e tiveram que contar com a ajuda de parceiros para que pudesse pagar os custos da viagem e estadia na Colômbia. "Estamos em busca de novos parceiros, sabemos que no Brasil temos grandes jogadores de futebol e falta alguém apostar mais na nossa modalidade para desenvolver um trabalho mais profissional. Sempre planejamos antes, mas no meio do caminho acontece algo que faz com as dificuldades apareçam, temos que agradecer aos atletas e algumas equipes que puderam arcar com as passagens desse jogadores e comissão técnica", comentou Rogerinho, atleta da Seleção Brasileira e Corinthians Mogi.

A preparação da seleção foi feita em 3 etapas de treinamento com vários atletas do país inteiro, em um trabalho que a ABDEF vem realizando em conjunto com os clubes que possuem a modalidade. Neste período de reformulação a seleção alcançou importantes resultados sendo Campeão da Copa América no México e agora campeão da Copa das Confederações. Rogerinho R9, atleta do Corinthians Mogi,  foi o artilheiro com 8 gols.
 
No elenco que participou da Copa das Confederações estiveram atletas do Corinthians Mogi, Instituto Só Vida, AMDA Minas, Peruibe, ANDEF Niterói e ADFEGO Goiás. Foram para a Colômbia os goleiros Gabriel, Fabio e vagner, os zegueiros, Clovis, Formiga, Ademir, Jairo, Edivaldo, Tinoco, os meias Digo, Allan, William, Roodney, os atacantes Rogerinho, Breno e Dininho. Como treinador foi Renê Quintas com o Auxiliar Mario Simin. A seleção ainda contou com a psicóloga Juliana Jacques, o fisioterapeuta Quintiliano e Lucas no apoio. "Gostaríamos de agradecer a Deka Materiais Esportivos pelo patrocínio dos uniformes e à todas equipes do brasil, que apoiam a modalidade, sem eles nada disso poderia ser realizado", destacou Rogério.

Por: Emerson Oliveira (FutebolMogiano.Com.br)
Em 02/09/2016

Quem apoia o Futebol Mogiano

Mais Notícias

O futebol de Mogi das Cruzes ainda tem salvação?
O futebol de Mogi das Cruzes ainda tem salvação?

Uma cidade com quase 450 mil habitantes e que muito pouco tem dado valor ao futebol. Seus problemas e a visão de pessoas que vivem o esporte de perto para uma solução ao principal esporte brasileiro praticado em Mogi das Cruzes